Cerâmica, o que é?

Cerâmica, o que é?

Da explicação técnica, cerâmicas são massas de materiais inorgânicos, não metálicos, que submetidos a processo de secagem lenta e sinterizada em temperatura elevadas.

Da prática, é a argila que após moldar, secar, da vida ao objeto desejado. A cerâmica mais conhecida é a cerâmica vermelha, cuja matéria prima é a argila.

Qualquer argila? Qualquer processo de secagem e fabricação? Qualquer material final?

Evidentemente que não. Exceto se quiser fazer um vaso, uma panela como distração.

Focaremos na construção civil, por isso é necessária uma morfologia mínima, um processo mínimo de qualidade para que se garanta segurança, resistência, conforto térmico e acústico.

Processo de fabricação. Extração da argila, homogeneização, modulagem das peças, secagem, queima em elevada temperatura, estoque e expedição.

As características típicas dos materiais cerâmicos são, alta dureza, boa resistência mecânica, principalmente a compressão, ruptura frágil, ou seja, material que pouco se deforma (pouco elástico), alta estabilidade química e térmica, ponto de fusão elevado, baixas condutividades elétricas e térmicas.

Usada na construção civil como, tijolos e blocos cerâmico, argamassa, concreto, peças cerâmicas de revestimento, azulejo, porcelanato, pastilhas, telhas, peças sanitárias, vidros e materiais refratários, fornos e chaminés.

A mais conhecida na construção civil é a de coloração vermelha. Tijolos, blocos, telhas. Essa argila é vermelha pois é rica em óxido de ferro na sua composição.

#cerâmica #blocos #tijolo #engenharia #cerâmicacandelária #brasil #riograndedosul #PSQ #qualidade

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square